A cidade de Salvador é conhecida internacionalmente por atrair milhares de turistas todos os anos. Situada no litoral da Bahia possui pontos turísticos famosos como o Pelourinho, o Farol da Barra, o Elevador Lacerda e o Forte São Marcelo. Ninguém precisa vir até aqui para saber disso.
Mas o curioso é que Salvador não é feita apenas de lugares belos e turísticos. Você já ouviu falar da LAPA? Não é aquela que tem Rio e passa nas novelas não, quero saber se você conhece a LAPA de Salvador.
Quem mora aqui com certeza agradece pela existência desse lugar (ainda que indigente). Pegando o buzu em qualquer ponto da cidade ele irá conduzir você até esse "paraíso" (sendo generosa). A 1º parada é sempre na Estação, um lugar não muito belo (fedorento e sujo), mas repleto de lanchonetes (o cheiro de hambúrguer exala) e algumas lojas.
Na LAPA você encontra de tudo, Shopping Center, barracas de frutas e verduras, vendedores ambulantes (uma feira Center). Para quem não está acostumado pode-se dizer que ali é uma verdadeira amálgama.
Confesso que muitos vezes tudo torna-se estressante. Entrega de anúncios de todo o tipo (venda de calcinhas e planos médicos) não param de chegar a nossas mãos, os ambulantes estrepitosos irritando-nos, as pessoas com higienização precária transitam exalando seu mau cheiro, os postes cheirando a banheiro público (é um terror), os pedintes espalhados pelas calçadas misturam benevolência e medo ao mesmo tempo.
Poxa! Acho que a LAPA não é tão legal assim, mas também não é justo dizer que Salvador só tem lugares belos e famosos. Cada ponto possui sua importância. Com paciência e sabedoria podemos aproveitar de tudo um pouco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário